Escrito por Lavinya Silva e Roberta Roquim. |
Publicado em 17 de novembro de 2023 |
6 min

Como o cliente se interessa pela sua farmácia?

Como o cliente se interessa pela sua farmácia?

O processo de tornar a sua farmácia a única opção de escolha para os clientes

 

Uma das maiores necessidades do mercado é, definitivamente, saber despertar o interesse e desejo dos clientes. Tornar a sua marca a única opção de escolha, ou, pelo menos, ranquear entre as possíveis preferências exige planejamento e estratégia. Dentro do ramo farmacêutico, precisamos ter em mente que, muito além de produtos de perfumaria e medicamentos, a farmácia vende saúde e bem-estar. Estes fatores devem estar claros na hora da sua comunicação. Devemos proporcionar a melhor experiência possível ao cliente. Afinal, é disso que ele vai se lembrar. Traremos neste post 4 dicas que te ajudarão a não só atrair um cliente para sua farmácia, mas também em como manter o interesse de seu consumidor.

 

1.   Marketing

  

Quando o assunto é despertar desejo no cliente, o marketing é o ponto chave! É através de um vídeo, postagem e ou mesmo uma parceria com outro perfil que criamos o primeiro contato com nossos possíveis clientes, e que temos a oportunidade de trazê-los para perto da nossa farmácia.

 

Dentro de uma drogaria, um planejamento de marketing estratégico faz toda diferença. Entenda sobre alguns pontos: realidade socioeconômica, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, tendo em mente estes fatores será mais fácil definir a sua estratégia de posicionamento e também ações práticas de melhoria. Por exemplo: se sua região possui uma população considerável acima de 60 anos, vale a pena investir em um ‘Dia da melhor idade’. E para divulgar este evento, devemos entender se o público alvo dele, está nas redes sociais ou se devemos investir também em mídias tradicionais como panfletos, rádio ou carro de som.

 

Para alcançar um novo cliente é necessário um processo de encantamento. Portanto, é fundamental aproveitar as mídias sociais para criar este relacionamento com seus seguidores.

É através dele, que despertaremos o desejo de fazer parte da nossa comunidade. Além de gerar autoridade para a farmácia com as informações disponibilizadas através de uma presença digital marcante.

 

2.  Gestão da drogaria

 

Preço é um fator de decisão para compra? Na maioria das vezes sim! E porque ressaltamos que na maioria das vezes? Existem exceções, como um cliente que precisa de um produto na hora ou mesmo um cliente que não está disposto a barganhar.

 

A precificação que o cliente vai encontrar na loja precisa ser assertiva. Nós temos muitas informações a todo tempo. Ao passo que o cliente está na sua loja para comprar, ele pode pesquisar o preço em outra drogaria ou até mesmo na própria internet. Para garantir um bom preço na hora de vender, é necessária uma boa compra. E para comprar bem, é necessário ter na palma da mão relatórios de estoque, rupturas e produtos que mais giram na região, por exemplo. Saber de todos estes dados, dentre tantas outras tarefas, é fazer a gestão da drogaria. Ter o controle da sua operação na palma da mão pode ser mais fácil do que você imagina, por isso, convido você, gestor de drogaria, a conhecer um painel de informações inovador, o TED Farma.

 

Para manter-se relevante é necessário ter condições de competir no mercado. Se você já é licenciado Rede Inova Drogarias, potencialize suas ações, acione nosso time para te auxiliar. Se você ainda não é, preencha este formulário para que nossos consultores possam te apresentar todas as nossas oportunidades para ser uma farmácia próspera.

 

3.  Experiência no ponto de venda

 

Primeiramente, vamos entender algumas nomenclaturas: layoutização é o mobiliário da farmácia. Setorização é a separação e organização de cada produto de acordo com sua finalidade no mobiliário e a gestão por categoria é o agrupamento estratégico para impulsionar as vendas.

 

A experiência do cliente com a sua drogaria envolve também o layout da sua loja e ele possui pontos externos e internos. Externamente, a sua fachada é o cartão de visitas da loja, é importante que ela esteja bonita. Atente-se a limpeza, se alguma cor da pintura está desbotada, se algum adesivo está desatualizado e até mesmo à iluminação. Internamente, a experiência está ligada ao desenho de como os produtos serão expostos e organizados nas gôndolas da farmácia. Este gerenciamento bem feito favorece a decisão de compra do consumidor e aumenta a rentabilidade da drogaria.

 

A exposição dos produtos dentro da farmácia falará muito sobre o comportamento do cliente dentro da loja. O consumidor agrupa os produtos que quer comprar por necessidades em comum. Essa separação é fundamental para traduzir a melhor maneira com que eles deverão ser expostos nas gôndolas. Cada categoria de produto possui um objetivo e uma estratégia específica. Essa categorização favorece a compra por impulso do cliente, aumentando o número de itens por sacolinha e por consequência, o faturamento da loja.

 

Portanto, invista na exposição e organização da sua loja, afinal, o cliente não gosta de se sentir em um lugar bagunçado ou ter a sensação de que não encontra o que está procurando. 

 

4.  Atendimento

 

Falar de atendimento pode parecer clichê (e é!), mas de nada adianta fazer uma boa gestão de indicadores da drogaria, ter uma loja bem setorizada e investir em campanhas de marketing e o atendimento deixar a desejar. Prestar um atendimento de excelência não é diferencial, é obrigação!

 

Inspire seu time de atendentes, balconistas e farmacêuticos a gostarem de atender ao público, mas também a gostarem de solucionar problemas. A se sentirem inquietos quando algo parece não sair da forma correta. A verem que a farmácia precisa ser este ambiente em que as pessoas podem se sentir seguras. Além de estimular as competências comportamentais, incentive as competências técnicas com treinamentos de vendas, cursos sobre comportamento do cliente, workshops sobre os produtos vendidos na farmácia, enfim. Capacite bem a sua equipe para que ela possa proporcionar o melhor atendimento ao seu cliente.

 

Uma equipe bem preparada é atenciosa, paciente, organizada, empática e sabe trabalhar a empatia para colocar o cliente em primeiro lugar.

 

Tornar a farmácia relevante ao mercado e estar sempre presente na mente do seu público não é algo fácil. É necessário constância nas ações, monitoramento de indicadores, análise de dados e investimento em conhecimento. Talvez não seja na primeira tentativa de mudança e nem na segunda que vai dar tudo certo e seu cliente chamará só por você e o seu faturamento irá se duplicar. É através da repetição e persistência que a excelência se torna um hábito.

 

E então, já sabe como colocar estas dicas em prática? Se você é licenciado Rede Inova e precisa de uma ajudinha, acione seu analista e vamos acelerar seus resultados!

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